Buscar
  • Maxwell Medeiros

Dermatite de contato: Esmalte e Maquiagem podem ser a causa.


Maquiagem sobre a mesa

Dermatite causada pelo uso de esmaltes e maquiagem - hoje em dia - é bem frequente no meu consultório.


Vamos primeiro falar sobre a dermatite de contato por esmaltes. Você sabia que mais de 80% das dermatites aparecem em lugares distantes da zona de contato com as unhas? Os mais afetados são os lábios, pálpebras, pescoço e outras áreas do rosto.


Os esmaltes para unhas são compostos por vários tipos de ingredientes: resinas, solventes, plastificantes, corantes e estabilizadores de cor. A a maioria das reações alérgicas ao esmalte de unha são causados ​​por resina de formaldeído, com a prevalência de sensibilização do 4%. Qualquer dos outros ingredientes dos esmalte para unhas, como nitrocelulose e outras resinas, também podem ser causa de dermatite, mas de forma muito menos frequente.


Outro tipo de alergia, vem das unhas artificiais, acrílico, porcelana, gel. Cada dia escuto mais uma novidade chegando... Destes os 3 metacrilatos são os alérgenos mais frequentes: dimetacrilato de etilenoglicol, metacrilato de 2-hidroxietil e metacrilato de 2-hidroxipropil. A maioria dos pacientes apresenta eczema na ponta ou dobras ungueais, às vezes acompanhada por vários graus de alterações nas unhas (após a retirada), mas as lesões também podem aparecer em locais distantes, como o rosto (pálpebras principalmente) e pescoço.


Já pensou em parar de pintar suas unhas?

Apesar de hoje o mercado apresentar opções de esmalte hipoalergênicos, 3 free, 5 free, 7 free, 10 free... Eles não são totalmente isentos de provocar alergias.



Hoje existem no mercado diferentes tipos de maquiagem, com diversos valores e qualidades. Saiba que nem sempre aquela make mais “pesada” vai fazer bem pra sua pele.


Você tem alergia a maquiagem? Então fique atento a esta informação. Se você mantém o uso daquele delineador, base, máscara de cilios ou sombra que vive causando irritação na face saiba que você está envelhecendo a sua pele. Todas as vezes que há irritação na pele pela alergia de contato você está produzindo enzimas que degradam o colágeno, as metaloproteinases. Por isso, caso você tenha esse tipo de alergia não insista com esses produtos. Prefira as linhas antialérgicas e mantenha o make em dias. Curtiu essa informação?! Então deixe seu like, salve ou envie para quem vai gostar dessa #dermadica!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
001.png