Buscar
  • Maxwell Medeiros

O que é a sarcoidose?

Sarcoidose é uma doença inflamatória e autoimune caracterizada pela formação de granulomas e por manifestações em diversos órgãos ( por isso, multissitêmica)



As pessoas que apresentam essa doença tem uma predisposição genética, podem ter alterações epigenéticas e quando expostas a fatores ambientais desenvolvem os sintomas numa idade que varia de 20 a 60 anos.


Como a maioria das doenças autoimunes, a Sarcoidose é mais comum em mulheres 👩🏻‍🦱 e pode acometer qualquer raça ( algumas manifestações são mais comuns na raça negra)


A causa ainda não é bem estabelecida, mas sabemos que uma ativação da nossa imunidade celular por antígenos apresentados por macrófagos resulta na formação de granulomas


Imagino que vocês já devem estar se perguntando quais os sintomas dessa doença, não é mesmo?


Então vamos lá:


O órgão mais envolvido é o pulmão e o principal sintoma é a dispneia. A presença de linfonodomegalia perihilar e a doença pulmonar intersticial são as formas mais comuns de apresentação clínica.


👁 A manifestação ocular mais comum é a uveíte anterior aguda BILATERAL que se apresenta com fotofobia, olho vermelho e embaçamento visual


🙎🏼‍♀️ As duas lesões de pele mais características são o lúpus pernio ( uma lesão violácea, indurada e desfigurante que pode ocorrer na face ou outros locais ) e o eritema nodoso ( uma lesão nodular e dolorosa em membros inferiores)


Na maioria das vezes o acometimento do coração é com pouco ou nenhum sintoma. Pode levar a miocardiopatia, pericardite e distúrbios de condução e o diagnóstico é feito apenas por exames ( o paciente não tem queixa clínica)


🦴 O envolvimento osteoarticular ocorre em 3 de cada 10 pacientes. Artralgia e artrite podem acontecer na fase aguda da doença, principalmente, em tornozelos. Mas pode acometer outras articulações também. A fase crônica se caracteriza por alterações em pequenos ossos das mãos e dos pés. O Raio X é importante na avaliação de osteólise e até erosões ósseas ( em casos avançados)

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
001.png